Portanto, influencie o aumento das visualizações de vídeo tentando otimizar seus vídeos. Como fazer isso? Você pode tentar influenciar alguns fatores, com base nos quais o YouTube recomenda seus vídeos a outros usuários (não assinantes), que ele considera seu público-alvo.
Esses fatores são divididos em dois tipos: internos, que estão relacionados ao próprio vídeo e ao seu “encaixe” adequado nos algoritmos do serviço, e externos, que influenciam adicionalmente o que você pode tentar fazer para aumentar a atenção do YouTube para o seu vídeo. Vamos entender o que cada tipo inclui e como aumentar as visualizações no YouTube.
Fatores internos
Entre os fatores mais importantes, destacam-se os seguintes:
- O tema geral do vídeo. O YouTube acompanha as tendências (o que o próprio Google ajuda a fazer) e sabe quais são os “tópicos quentes” que estão sendo discutidos no mundo no momento. Se o seu vídeo for sobre o mesmo tema, ele terá uma chance muito maior de ser recomendado a outros vídeos em demanda, além de ser encontrado tanto na busca do próprio YouTube quanto na busca global do Google.
- Velocidade de recrutamento de visualizações. O YouTube vê a rapidez com que os vídeos estão obtendo visualizações, comentários e classificações. Ao comparar todos os vídeos entre si, o YouTube vê quais estão ganhando essas métricas mais rapidamente e considera isso como “conteúdo quente”, dando a eles uma prioridade mais alta do que aos outros. Para ajudar a promover seus vídeos no YouTube para resultados de pesquisa, você pode usar o serviço Zonesmm .
- Duração média da visualização e visualizações até o final. Como avaliar a qualidade de um vídeo? Pelo envolvimento com suas visualizações, é claro. O YouTube vê claramente não apenas quais vídeos são assistidos do início ao fim, mas também a duração média da visualização e a compara com a duração total do vídeo. Quanto maior a duração média da visualização (idealmente 100% da duração do vídeo), maior a qualidade do seu vídeo, o que significa que ele pode merecer a atenção de outros espectadores.
Tags e otimização do vídeo. Combinamos neste ponto tudo o que tem a ver com a forma como você descreve o vídeo antes de carregá-lo no canal do YouTube. Tente direcionar o título, a descrição e as tags o mais claramente possível para o que escrevemos no ponto 1.
Fatores externos
Por meio de vários experimentos, descobriu-se que esses fatores podem afetar a promoção de vídeos do YouTube:
- Cliques externos diretos na página do vídeo. O YouTube vê claramente os usuários que fizeram uma transição para a página a partir do exterior, ou seja, abriram esse vídeo por meio de um link em uma sala de bate-papo, no messenger ou em um site externo. O serviço usa esse fator e provavelmente acredita que ele enfatiza a viralidade do vídeo, já que ele é compartilhado em domínio público. O ponto principal aqui, como na promoção clássica de SEO, não é apenas a presença de um link externo, mas as transições e o tráfego que vão para a página com o vídeo
- Comentários. Se os usuários comentarem em um vídeo, isso significa que ele os “fisgou” por algum motivo, o que significa que o vídeo também pode fisgar outros usuários. Deixamos deliberadamente os comentários fora dos fatores internos pelo simples motivo de que os comentários não dependem de suas ações. Ou dependem.
- Atividade social. Continuação parcial do primeiro ponto, com a diferença de que a página com o vídeo é compartilhada por meio de redes sociais, onde a viralidade é confirmada pela distribuição de conteúdo na rede social (curtidas, comentários, compartilhamentos, retuítes). O YouTube aprendeu há muito tempo a contar tudo isso e a usá-lo com sucesso nos algoritmos que decidem se um vídeo será recomendado a outros usuários.
- Visualizações incorporadas: sim, o YouTube conta as visualizações de vídeos incorporados e lançados manualmente. As visualizações por meio de listas de reprodução não entram no cofrinho de fatores.
Não é preciso dizer que, quanto mais fatores você usar para si mesmo, maior será a probabilidade de o YouTube considerar seu vídeo digno de recomendação e... as visualizações extras estarão no seu bolso!